O Projeto de Mediadores Municipais e Interculturais (PMMI), surge no âmbito de uma candidatura realizada ao Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE), promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, em parceria com a Cáritas Diocesana de Viana do Castelo e a Sociedade de Instrução e Recreio Darquense (SIRD).
A sua aprovação, incrementa no concelho uma intervenção orientada para dois públicos-alvo específicos: minoria étnica e comunidade migrante. Desta parceria resultam duas colaboradoras, que se encontram afetas à Cáritas Diocesana de Viana do Castelo e trabalham concretamente na área das migrações.
O projeto tem como principais objetivos a promoção do envolvimento parental em contexto escolar, a diminuição do absentismo, o apoio na autonomia e integração social, bem como amenizar problemas de comportamento e conflitualidade. Através da Mediação Intercultural pretende-se construir pontes de cooperação e de diálogo que permitam compartilhar responsabilidade e objetivos, minimizando situações de discriminação.