O que é a CÁRITAS?
A CÁRITAS é uma instituição da Igreja Católica, com o objectivo de promover e apoiar acções e serviços de solidariedade, dando prioridade às situações carenciadas e grupos vulneráveis e frágeis.
Como surgiu a CÁRITAS?
A CÁRITAS Internacional, surgiu pela primeira vez em 1924, após um Congresso Eucarístico em Amesterdão – Holanda, com o fim de coordenar as organizações de solidariedade. Durante vários anos a sede foi em Lucerna, na Suíça. A partir de 1951, a sede passou a ser em Roma. A CÁRITAS está radicada em quase todos os países do mundo. Com a Segunda Guerra Mundial, e por ordem do Papa, dedicou-se sobretudo a socorrer as vítimas da Guerra.
Com o decorrer dos tempos, foram atingidos outros objectivos:
- Difundir o espírito de solidariedade;
- Estudar os problemas de subdesenvolvimento no mundo;
- Intervir em catástrofes e calamidades públicas;
- Prestar apoio ao Terceiro Mundo;
- Coordenar serviços de assistência, de promoção social e de desenvolvimento.
A CÁRITAS em Portugal
Em Portugal, a CÁRITAS foi instituída em 1945, pela Conferência Episcopal, e teve como primeiro programa de actividades o acolhimento de crianças abandonadas do Centro da Europa, sobretudo da Áustria, vítimas da 2.ª Guerra Mundial.
Outros programas de vulto se seguiram, em articulação com as CÁRITAS Internacionais, numa partilha fraterna de bens materiais e de apoio técnico.
Por vontade expressa da Conferência Episcopal, está implantada nas 20 Dioceses do nosso país.
A nível nacional e diocesano, coordena e apoia numerosas estruturas de solidariedade, e tem prestado serviços em situações de emergência, de catástrofes e calamidades públicas.
Tem ainda um papel fundamental junto das instituições oficiais, acelerando processos de desenvolvimento junto dos Centros de decisão social, com uma intervenção política oportuna.
A CÁRITAS DIOCESANA de Viana do Castelo
Somos uma instituição da Igreja Diocesana do Alto Minho, erecta canonicamente em 23 de Março de 1984, empenhada na promoção do Homem, no acolhimento aos mais desfavorecidos e no desenvolvimento da Acção Sócio-caritativa da Igreja.
Acolhemos e encaminhamos situações carenciadas com amor e respeito pela dignidade humana.