A Cáritas Diocesana sempre ao lado de quem mais precisa
Neste Natal, em vez de cabazes, foram distribuídos vales para compras
A Cáritas é uma Instituição da Igreja Católica e tem como missão o desenvolvimento humano e a defesa do bem comum, intervindo em ordem à transformação humana; fomenta a partilha de bens e assistência.
A Cáritas Diocesana de Viana do Castelo tem a sua sede no Convento de S. Domingos, que foi construído por Frei Bartolomeu dos Mártires, hoje S. Bartolomeu dos Mártires, onde passou o resto da sua vida; aqui morreu e aqui está sepultado.
A Cáritas de Viana resulta da criação da Diocese de Viana em Novembro de 1977. A 8 de Janeiro de 78, D. Júlio Tavares Rebimbas entrou como 1º Bispo na Diocese e a criação da Cáritas Diocesana aconteceu em 1979. A 1ª Direção tomou posse no dia 23 de Março de 1984.
A Direção da Cáritas é constituída por 11 elementos voluntários, 10 dos quais aposentados, a maioria com idade superior a 65 anos. Os seus elementos vêm de várias áreas profissionais. Esta equipa tem duas colaboradoras em regime de part time. Nas instalações da Cáritas funciona igualmente um gabinete do CLAIM de apoio à integração de migrantes de acordo com um protocolo feito entre esta Instituição e a Câmara Municipal de Viana do Castelo.
O lema de todos os elementos que formam esta equipa é ser voluntário de forma desinteressada e responsável, comprometidos com os objetivos CÁRITAS de acordo com as suas aptidões e tempo que disponibilizam para desenvolver ações de voluntariado em prol dos indivíduos, das famílias e da comunidade.
Fazendo uma breve resenha histórica, diremos que em 2016 inscreveram-se na Cáritas 150 novos utentes; em 2017 mais 87; em 2018 mais 88; em 2019 mais 91; 2020 mais 196 utentes (de acordo com dados referentes a 31 de Outubro).
A nível de apoios, a Cáritas Diocesana tem um protocolo com a Câmara Municipal de Viana do Castelo de quem recebe um precioso auxílio; é ajudada pela Cáritas Portuguesa e pela Diocese, recebendo ainda ajudas de beneméritos e de empresas da região; também recebe apoio através do IRS consignado.
Neste ano de 2020 por causa da pandemia do COVID, 35% dos proventos da venda das velas de Natal, inseridas na Operação “10 milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz – são destinados a “inverter a curva da pobreza em Portugal”.
Para além do apoio que é disponibilizado aos utentes através de géneros alimentares, dos auxílios prestados a nível de energia elétrica, água, gás, medicamentos, rendas de casa e outros como propinas a estudantes carenciados, na quadra de Natal muitas famílias recebem o já tradicional Cabaz. Este ano por razões de segurança, o Cabaz deu lugar a vales para compras. Foram emitidos vales de valor diferenciado de 30, 40, 50 e 60 euros e oferecidos às famílias de acordo com os rendimentos e número de elementos do respetivo agregado familiar. Na Cáritas, em Viana, foram contempladas 226 famílias; foram ainda atribuídos à Cáritas dos núcleos de Valença, Arcos de Valdevez, Terras de Geraz e Santa Marta de Portuzelo vales de compras para 132 famílias. No total, foram despendidos mais de 10 mil euros.
A vida deve ser feita de partilha; ajude a ajudar!
Cáritas Diocesana de Viana do Castelo