Semana da Diversidade Cultural 2013
Arranca sábado, em Viana do Castelo, a Semana da Diversidade Cultural, com um programa que promove o diálogo intercultural e a integração dos cidadãos estrangeiros residentes na região.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo, o Centro Local de Apoio à Integração de Imigrantes (CLAII) e a Escola Secundária de Monserrate, parceiros na organização do evento, contam este ano com a colaboração da Escola de Hotelaria e Turismo, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, do Centro Europe Direct de Ponte de Lima, do Instituto Confúcio e da Junta de Freguesia de Monserrate, na implementação de um conjunto de atividades, vasto e diversificado, que propõe trocas interculturais através de variadas áreas.
Pela cidade de Viana, dezenas de lojistas dão igualmente o seu contributo para o enriquecimento desta semana de atividades com as Montras do Mundo, através da decoração de montras com bandeiras e objetos de outras culturas.
No sábado, o desporto dá início à programação Semana da Diversidade Cultural com a Caminhada da Diversidade que inclui visitas ao Farol de Montedor e aos Moinhos de Quatro Velas, contando com a presença de cidadãos estrangeiros que se juntarão à população autóctone. Durante a semana, e em contexto escolar, três horas de Críquete, sob orientação de um cidadão inglês residente na cidade de Viana, e conhecedor das regras desta modalidade, dão continuidade às atividades desportivas que permitirão o primeiro contacto de dezenas de alunos com esta modalidade inglesa jogada profissionalmente nos países da Commonwealth .
No campo gastronómico, os participantes são convidados a degustar iguarias em três Workshops de Cozinha Indiana, dinamizados por uma cidadã indiana conhecedora dos segredos desta culinária. A programação é enriquecida ainda por duas Cerimónias Chinesas do Chá, orientadas pelo Instituto Confúcio, que se deslocará à Biblioteca Municipal com os chás chineses e os utensílios tradicionais utilizados neste cerimonial do Império do Meio.
A Semana da Diversidade Cultural, que tem a missão de sensibilizar para a diversidade contribuindo para a integração dos cidadãos estrangeiros residentes no concelho (provenientes de mais de meia centena de nacionalidades), conta este ano com a presença do Sr. Presidente da Câmara Municipal numa cerimónia de receção dos cidadãos estrangeiros residentes no concelho. É a primeira vez que tal atividade se realiza em Viana do Castelo, constituindo um passo importante na visibilidade e integração das várias comunidades estrangeiras residentes em Viana do Castelo, quer sejam trabalhadores, estudantes ou reformados.
A Escola Secundária de Monserrate, mestre na promoção do diálogo intercultural, promove várias atividades, destacando-se, no âmbito do Ano Europeu da Cidadania, a Conferência – debate Participação dos Migrantes na Vida Local com vista à instalação do Conselho Local dos Migrantes, o projeto Generations at School , que prevê a partilha de histórias de vida e de gastronomia internacional entre cidadãos estrangeiros e autóctones, a exposição de cartazes de diversos países sobre Higiene e Segurança no Trabalho e o workshop Europa que Futuro?
Colaboração não menos importante será a da Associação Cabo-verdiana de Braga que se deslocará à Escola Superior de Tecnologia e Gestão para apresentação da sua missão e serviços aos cidadãos estrangeiros residentes na região.
O programa está disponível nos portais das entidades organizadoras, devendo as inscrição nas atividades que o exigem ser enviadas para o CLAII: claiivianadocastelo@gmail.com 258813830; 960 129 938.