Dia Cáritas celebrado em Vila Nova de Cerveira
Na conclusão da Semana Cáritas, que decorreu entre os dias 21 e 27 de Março, o Senhor Bispo da Diocese de Viana do Castelo, D. Anacleto Oliveira, encerrou o ciclo de actividades com uma Eucaristia celebrada às 17 horas de domingo na Igreja Matriz de Vila Nova de Cerveira.
Serviu também esta celebração eucarística para dar posse a duas novas equipas Cáritas do concelho de Vila Nova de Cerveira, uma criada na própria vila raiana e outra na vizinha localidade de Loivo.
Na eucaristia dominical presidida por Sua Excelência Reverendíssima, D. Anacleto apelou ao espírito de solidariedade e agradeceu às equipas Cáritas que voluntariamente dão corpo ao espírito do lema traçado para esta campanha ” Ser voluntário, ser solidário”, numa missão que no fundo é dever de toda a Igreja. Ajudar os mais carenciados fornecendo alimentos, roupa e até, por vezes, pagando outras despesas como a renda da casa, é estender as mãos aos mais necessitados numa verdadeira acção concreta e a todos os títulos louvável.
D. Anacleto fez depois a ligação do significado do acto em si às leituras bíblicas do 3º Domingo da Quaresma, que no Evangelho tinha Jesus e a Samaritana por figuras centrais. Junto ao poço de Jacob, a Samaritana que carregava sobre ela várias rejeições, ali mesmo encontrou a água da vida que só Jesus lhe podia dar. O encontro com Jesus é um momento ímpar desta mulher marcada por estigmas sociais e de raça que vai encontrar o verdadeiro caminho que conduz à salvação.
O caminho Cáritas é a via para dar alento e auxílio, a água que purifica o Amor.
No final da Eucaristia todos se reuniram para uma fotografia que ficou a perpetuar o momento vivido: D. Anacleto, direcção diocesana da Cáritas, elementos da secção Cáritas de Valença e os novos membros da Cáritas de V. N. Cerveira.