Mensagem de Natal – 2010
A culminar a sua actividade natalícia, a Cáritas Diocesana de Viana do Castelo comemora pela 8ª vez, em comunhão e simultaneamente com todas as Cáritas do País, os “Dez milhões de estrelas – Um gesto pela paz”.
Durante esta campanha promovemos a venda de velas natalícias em toda a Diocese com o lema: “Uma vela por cada desempregado”.
A simbologia das velas e das luzes que delas imanam, que propomos que sejam acesas na Noite de Natal, representam a nossa força e o nosso querer de sermos intervenientes na construção da paz.
Paz não é somente a ausência de guerra.
Paz, é viver numa sociedade onde a dignidade humana é respeitada, com referências éticas e com valores morais.
Paz, é viver numa sociedade de verdade, solidária, tolerante, justa e que sabe partilhar.
Querer a PAZ, será lutar por valores mais humanos, onde o lucro não se sobreponha ao respeito que o homem merece e onde não se promova a exclusão, que ameaça e desequilibra a pessoa no seu todo.
Diariamente somos invadidos com notícias assoladoras.
Ocupamos o 4º lugar entre os países da União Europeia, com a taxa mais elevada de desemprego. Para combater este flagelo, necessitamos de políticas públicas, coerentes e ponderadas. Já não há tempo a perder!
Os ventos negativos da crise que sopram deveriam ser aproveitados para a construção de um projecto social diferente, com um espírito humanista e solidário.
Ouve-se sonhar em altos investimentos e a esquecerem-se que, mesmo ao lado, está um ser humano à procura de alimentos no caixote do lixo.
É tempo de ruptura, de exigência e de verdade. É tempo de abrir caminhos a uma consciência de responsabilidade social.
A Doutrina Social da Igreja ajuda-nos a estar atentos às realidades e circunstâncias dos mais carenciados e necessitados, permitindo-nos dar respostas concretas e objectivas, capazes de os ajudar nos graves problemas que atravessam.
A Igreja é a estrutura social que maior resposta dá à fome.
A solidariedade, perante o cenário de dificuldades que se avizinham, mais do que apregoada, deve ser cumprida.
Não podemos baixar os braços perante o actual quadro económico-social que vivemos.
Os valores da paz, da solidariedade, da justiça, da tolerância e do respeito pelos Direitos do Homem, são sinais de esperança que a humanidade necessita para uma convivência social mais justa e fraterna.
Saibamos ler a mensagem do presépio.
Uma Família simples que nos revela na sua candura PAZ, AMOR e VERDADE.
Celebremos este Natal procurando enraizar a ESPERANÇA como meta a atingir O BEM COMUM.
Um Santo Natal.