DEZ MILHÕES DE ESTRELAS – 2010
A culminar a sua actividade natalícia, a Cáritas Diocesana comemorou pela 8ª. Vez e em simultâneo com todas as Cáritas do País, os Dez Milhões de Estrelas – um gesto pela Paz.
Antecedendo este evento, promoveu uma campanha de venda de velas natalícias com o lema: “Uma vela por cada desempregado”. O lucro reverterá a favor dos novos desempregados, cujas famílias de um momento para o outro ficaram sem meios de subsistência.
Na homilia da Eucaristia celebrada na Igreja de S. Domingos, o Bispo da Diocese, D. Anacleto de Oliveira, reflectindo sobre as leituras Bíblicas do dia, salientou a diferença entre as boas e as más notícias referidas nos textos sagrados, lidos momentos antes. Fez também uma analogia entre os textos sagrados e os tempos que atravessamos.
Não querendo o rei de Judá dar ouvidos ao aviso que Deus lhe transmitia através de Isaías, para evitar a guerra, o profeta anuncia o nascimento de um menino, o primeiro de uma jovem, que virá salvar a humanidade por uma via diferente das armas.
Mais tarde, S. José sente-se incomodado e decide abandonar a sua esposa prometida ao saber que estava grávida. No entanto, é avisado que a graça do altíssimo operou maravilhas em Maria, que o filho que dará à luz será Filho de Deus e que se chamará “Emanuel” e tudo isto para cumprimento das Escrituras. José continuou a ser um esposo e pai adoptivo muito dedicado.
Passando à actualidade, o Prelado fez um paralelismo entre as notícias assoladoras que diariamente nos invadem e o trabalho das instituições de solidariedade no combate ao flagelo do desemprego, da fome e da precariedade.
Salientou o trabalho da Cáritas Diocesana na procura do BEM COMUM.
No final da missa a Fanfarra dos Escuteiros da Paróquia de S. Miguel de Alvarães desfilaram no adro da Igreja de S. Domingos.
A Cáritas Diocesana agradece a colaboração e amizade do Lions Clube de Viana do Castelo, dos Escuteiros de Alvarães, do Banco Alimentar, de muitos Párocos de todos os cantos da Diocese, bem como de todas as pessoas e instituições que deram o seu contributo pessoal e monetário para o bom êxito das actividades natalícias: Um sorriso para o Natal e Dez Milhões de Estrelas